segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Lagartas Urticantes ( Bicho cabeludo)

                                             O CICLO BIOLÓGICO DAS TATURANAS

Todos os lepidópteros têm o mesmo tipo de desenvolvimento, variando apenas os períodos conforme a espécie. Devido à sua importância, usaremos como exemplo a já citada Lonomia obliqua. Esta taturana, mais conhecida no Sul do Brasil pelos nomes de Ruga, Oruga, ou Lagarta-taturana, inicia seu ciclo biológico através do acasalamento dos ADULTOS (mariposas macho e fêmea). Estes adultos vivem em média 15 dias e não se alimentam, pois seu aparelho bucal é atrofiado. Após a cópula, fazem as posturas (aglomerado de OVOS) nas folhas e galhos de árvores frutíferas comestíveis, como abacateiro, ameixeira, pesegueiro, comuns em pomares, ou mesmo em árvores nativas dentro das matas. Após 25 dias em média, as LARVAS eclodem dos ovos, passando a se alimentar das folhas da planta hospedeira durante a noite. Neste período larval de aproximadamente dois meses, as taturanas trocam de pele (ecdise) várias vezes, aumentando de tamanho, podendo atingir 8 cm de comprimento. Vivem em grupos (gregarismo) podendo ser vistas “‘repousando” nos troncos das árvores durante o dia. Após a última ecdise, elas se transformam em PUPAS, alojando-se na base das árvores, sob o húmus, onde a umidade é alta. Este período dura em média 25 dias sendo uma fase importantíssima no desenvolvimento do lepidóptero devido às mudanças morfógicas e fisiológicas que ocorrem. Após o período pupal, emergem os adultos machos e fêmeas, reiniciando o ciclo biológico.

CARACTERÍSTICAS DA LONOMIA OBLIQUA Lonomia oblicua (lagarta macaquinho) Colorido geral marrom; cerdas em forma de “pinheirinhos”; manchas brancas em forma de “U” no dorso; hábitos gregários; aproximadamente 7cm de comprimento. Algumas espécies de Hylesia sp. causam acidentes tanto na fase larval como na fase adulta constituindo-se uma exceção. Mariposas fêmeas deste gênero possuem cerdas microscópicas no abdôme que causam dermatite em contato com a pele humana. Este tipo de acidente recebe o nome de Lepidopterismo.

O DOLORIDO ACIDENTE O maior número de acidentes por lepidópteros é do tipo Erucismo, ou seja, causado pela taturana. Normalmente ocorrem da seguinte forma: manuseando a vegetação, a pessoa toca a lagarta com as mãos ou a espreme com os dedos. Após a introdução das cerdas, o veneno é injetado. A dor é imediata e violenta com sensação de queimação, podendo irradiar-se para outras partes do corpo. O local fica vermelho e inchado podendo ocorrer ínguas. Acidentes com lonomias apresentam, além dos sintomas citados, hemorragias em qualquer parte do corpo. São comuns o sangramento pelas gengivas, hematomas e urina escura. Este último sintoma caracteriza problemas renais. Hemorragias intracranianas também foram observadas resultando em óbito.


Lonomia Sp



Taturanas Lagartas urticantes, (que queimam)  Automeris, uma mariposa muito colorida da família Saturniidae e que suas lagartas são responsáveis pelo maior número de acidentes com pessoas. Lagarta urticante de Automeris sp. O CICLO da Automeris, assim como todos os lepidopteros, passa de ovo para lagarta, pupa e adulto. Lagarta urticante de Automeris sp. ESTRUTURA DAS CERDAS URTICANTES As taturanas, de forma geral, apresentam uma coloração variada que fascina pela sua beleza, atraindo com muita facilidade principalmente crianças. Ao tocá-las, cerdas contidas no corpo do inseto perfuram a pele humana desencadeando acidentes dermatológicos. Nas taturanas urticantes, as cerdas são estruturas de ponta aguda e resistente, contendo glândulas produtoras de veneno. Existem diferenças morfológicas que variam conforme a família.
Automeris, uma mariposa muito colorida da família Saturniidae e que suas lagartas são responsáveis pelo maior número de acidentes com pessoas. Lagarta urticante de Automeris sp. O CICLO da Automeris, assim como todos os lepidopteros, passa de ovo para lagarta, pupa e adulto.




                     Automeris Sp


Nos Megalopigídios e Podalia, a base da cerda apresenta uma única glândula inserida no tegumento da lagarta. Quando pressionada por ocasião do contato, a glândula libera o veneno que percorre um canal, sendo injetado na pele humana. A principal característica dos Megalopigídeos é a presença de longas cerdas, frágeis, sedosas e inofensivas, semelhantes a “pêlos” que camuflam os verdadeiros “espinhos” venenosos. Nos Saturnídeos, a cerda é constituída por um eixo central com ramificações laterais, com glândulas de veneno no ápice. Estas cerdas, cujo nome científico é Scoli, são facilmente identificáveis devido à semelhança com pequenos “pinheiros” . Geralmente, a gravidade do acidente é diretamente proporcional ao número de cerdas envolvidas.



                     Megalopyge Sp ( Maranduvá )


                         Podalia Sp



                              

TRATAMENTO Nos acidentes por taruranas, recomenda-se aplicação de compressa de água fria no local do contato. Caso a dor seja insuportável há necessidade da aplicação de anestésico injetável local. Essa medida deve ser realizada por profissional da área médica. Havendo sangramento, o acidentado deverá procurar auxílio médico para aplicação de soro específico. Devido ao grande número de acidentes hemorrágicos a partir de 1989, o Instituto Butantan desenvolveu o Soro Antilonômico que tem a propriedade de reverter o distúrbio causado pela taturana. Atualmente é o único tratamento eficaz . É também de grande importância que a taturana causadora do acidente acompanhe o acidentado, para uma identificação correta.

COMO COLETAR As taturanas são insetos lentos e mansos. Não “pulam” e não “voam”. Geralmente estão aderidas às folhas, galhos ou troncos das árvores, ocasião em que são “tocadas” pelas pessoas. Para coletá-las basta fazer uso de pinças, gravetos ou objetos semelhantes. Podem ser levemente pinçadas e colocadas em frascos variados de boca larga ou “empurradas” para dentro de uma caixa através de leves toques, forçando-as a entrarem no recipiente. Caixas de sapato são excelentes para a coleta.

EVITANDO O ACIDENTE É Importante ressaltar que a prevenção ainda é o melhor remédio contra acidentes com animais peçonhentos. Com taturanas não é diferente. Ao trabalhar na lavoura, colher frutos no pomar ou em qualquer atividade em ambiente silvestre, observe bem os troncos, folhas, flores, gravetos antes de manuseá-los. Sempre use luvas!

NA NATUREZA NÃO EXISTEM VILÕES Apesar das taturanas causarem acidentes e algumas prejuízos, como pragas às lavouras, elas são importantes dentro do equilíbrio da natureza. Sabe-se, atualmente, que o surgimento de lonomias em abundância deveu-se ao desequilíbrio ambiental provocados por desmatamentos, queimadas, extermínio de predadores por aplicação de agrotóxicos e por proliferação de loteamentos em áreas preservadas. Ao encontrar taturanas, não mate-as. Colete-as e procure um profissional para a identificação correta e encaminhamento ao órgão competente. Desta forma, você estará colaborando com a ciência e preservando a natureza.

12 comentários:

  1. Nossa! não sabia que eram parte tão importante da natureza!sempre as mato :(
    tenho medo de pega-las porque dizem ser venenosas e acho um poco nojento mais agora vou ter que coletar?

    ResponderExcluir
  2. O contato com esta taturana além da hemorragia pode causar febre?

    ResponderExcluir
  3. tenho muito medo dizem que se for picado ou tocado por uma taturana pode levar a morte e verdade?

    ResponderExcluir
  4. o contato com as taturanas formam bolhas depois de ficar com a pele vermelha?por favor me responda.

    ResponderExcluir
  5. Ontem fui atingida acidentalmente por um maranduvá, a dor é insuportável. Imagino uma criança sendo atingido por estes insetos.

    ResponderExcluir
  6. Ontem fui atingida acidentalmente por um Maranduvá, a dor é insuportável, fui no posto de saúde medicada com anti-inflamatório. Imagina uma criança ser atingida?

    ResponderExcluir
  7. Como encaminhar a um profissional competente e posterior a orhao que recolhe,. ISSO É BRASIL......

    ResponderExcluir
  8. Quando tem contato com uma taturana dpois de dois dia pode cria bolha da agua do local?

    ResponderExcluir
  9. Tem que matar mesmo bicho peçonhento!
    Que causa mal!

    ResponderExcluir
  10. Tem que matar mesmo bicho peçonhento!
    Que causa mal!

    ResponderExcluir