Os rins são órgãos vitais para o funcionamento do organismo. Eles processão a água, sais minerais e participam diretamente da regulação da pressão arterial, composição do sangue, além de produzir hormônios importantes para a produção de sangue (eritropoetina) e saúde dos ossos (a vitamina D ativa). O rim de um adulto sadio filtra em média 170 litros de sangue. O excesso de líquidos, os agentes químicos externos e outras substâncias são eliminadas na forma de urina.
Há várias maneiras de reduzir o risco de desenvolver doenças renais. Confira as dicas da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes:
1.Mantenha-se em forma e ativo.
Manter-se em forma ajuda a reduzir sua pressão e por isso reduz o risco de Doença Renal Crônica. O conceito “movendo-se em prol da saúde renal” é uma marcha coletiva mundial envolvendo o público, celebridades e profissionais que caminham, andam de bicicleta ou correm em áreas públicas. Porque você não se une a eles – do modo que você preferir?
2.Mantenha controle regular do nível de açúcar no sangue.
Cerca de metade das pessoas que tem diabete desenvolvem dano renal, por isso é tão importante para as pessoas que tem diabete fazerem regularmente exames que testam a função dos rins. Dano renal por diabete pode ser reduzido ou evitado se detectado precocemente. É importante manter controle do nível da glicose no sangue com a ajuda dos médicos e enfermeiros, que estão sempre prontos a ajudá-lo.
3.Monitore sua pressão sanguínea.
Embora muitas pessoas saibam que a pressão alta pode causar Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto, poucas sabem que ela também é a causa mais comum de dano renal. A pressão normal é 120/80. Acima deste valor, você é considerado pré-hipertenso e deveria adotar mudanças na dieta e no estilo de vida. Com a pressão em 140/90 ou mais alta, você deve conversar sobre os riscos disto com o medico e monitorar a pressão regularmente. Pressão Alta é particularmente danosa ao rim quando associada a outros fatores como o diabete, colesterol alto e doenças cardiovasculares.
4.Coma de forma saudável e mantenha o seu peso sob controle.
Isto pode ajudar a evitar o diabete, doenças cardíacas e outras condições associadas com Doenca Renal Crônica. Reduza o sal. A ingestão de sal recomendada é de 5-6 gramas por dia (em torno de uma colher de chá) – considerando TUDO o que é ingerido, não apenas o sal adicionado na comida. Para reduzir o sal, tente limitar a quantidade de alimentos processados pela indústria e não adicione mais sal à comida. Será mais fácil controlar isso se você mesmo preparar seus alimentos com ingredientes frescos
5.Não fume.
Fumar prejudica o fluxo de sangue para os rins. Quando há menor circulação de sangue nos rins, eles não conseguem funcionar de forma adequada. Fumar também aumenta em 50% o risco de câncer renal.
6.Não tome remédios por sua conta.
Remédios comuns como antiinflamatórios também são danoso ao rim se usados de forma frequente. Usados eventualmente não causam dano se o seu rim for saudável, mas se você tem dor crônica, como artrite ou dor nas costas, veja com seu medico outras maneiras de controlar sua dor sem colocar seus rins em risco.
7.Faca exame do seu rim se você tiver um ou mais dos fatores de risco:
•Diabete
•Hipertensão (pressão alta)
•Se você é obeso
•Se algum membro da sua família tiver doença renal
Com cuidados simples você pode evitar problemas futuros. Se precisar de ajuda,procure um médico nefrologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário